Blog

Programa PaliVidas demonstra impacto positivo na vida dos pacientes

Entenda como o Programa oferece cuidado humanizado e apoio emocional

Ano 10 | N° 102 | Novembro 2023
 
Em julho de 2023, o Grupo Vidas Saúde com o Programa PaliVidas,  foi recertificado pela organização espanhola sem fins lucrativos New Health Foundation (NHF), destacando-se como a primeira empresa brasileira de atenção domiciliar apta a aplicar a medicina paliativa com excelência, fundamentada na metodologia NewPalex.
Os efeitos do Programa já podem ser notados através das famílias que estão sob os cuidados, como acontece com a paciente Virgínia Madalena Alvarez de 95 anos. 
A Sra. Virgínia ingressou no PaliVidas em dezembro de 2022, com antecedentes de Alzheimer há 15 anos. 

A coordenadora Assistencial e Psicóloga do Programa PaliVidas, Juliana Castro, explica que a abordagem paliativa com o paciente foi integrada de forma gradativa com a equipe multidisciplinar que compõe o Programa: "Toda a equipe de escala é gerida pela enfermeira visitadora Rosenilde Licar e estão aptos a realizar um atendimento de excelência. O controle de sintomas tem sido efetivo, a paciente não sofreu internação hospitalar desde a adesão ao PaliVidas"

Eliane Alvarez, filha e cuidadora da Sra. Virgínia, conta que no início do tratamento através do Programa apresentou resistência a confiar no processo:  "Confesso que demorei para demonstrar confiança e oferecer uma oportunidade aos profissionais. Foi com a chegada da Doutora Ani Salim Ramalho como responsável pelo cuidado geral da minha mãe, que aos poucos fui gostando, a presença e disponibilidade do médico faz toda a diferença". 

O PaliVidas destaca-se por ser fundamentado em um sistema de gestão de melhoria contínua que atua não só no atendimento do paciente, mas em áreas transversais que incluem: comunicação, recursos humanos, marketing, indicadores, conscientização social e voluntariado, além do cuidado com os familiares e cuidadores.
Juliana conta que no caso da Sra. Virgínia é possível notar a importância desses processos: "Nessa residência trabalhamos com ênfase no apoio psicológico aos filhos da Sra. Virgínia, com o objetivo de promover o alívio das consequências emocionais negativas diante de situações de vida estressantes, visto que as demandas do cuidador dentro do âmbito de internação domiciliar são de total relevância".

Elaine afirma que o respaldo emocional tem sido o diferencial do Programa PaliVidas durante o tempo de permanência da sua família: 
"Os profissionais que estão no atendimento previsto pelo programa: assistente social, psicóloga, capelão, tem sido de uma valia imensa. Porque é muito difícil ver um ente querido acamado, então dar essa vazão aos sentimentos é muito bom. A psicóloga Daniela também é muito presente e junto ao Roberto atuam sempre que necessário e possuem palavras sábias. Todo o contexto tem ajudado muito. Este é o ponto forte da minha gratidão, entendo o quanto esse respaldo é importante, quisera que tivéssemos mais famílias com essa assistência", conclui.