Em casa

GRUPO VIDAS SERÁ A PRIMEIRA EMPRESA DO SETOR DE ATENÇÃO DOMICILIAR DO BRASIL COM CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM CUIDADOS PALIATIVOS

O programa PaliVidas atingiu os requisitos com excelência durante a auditoria realizada pela New Health Foundation

Ano 06 | N° 24 | Junho 2021

De acordo com as auditorias realizadas nas unidades de Belo Horizonte e São Paulo do Grupo Vidas, nos dias 17 e 21 de junho respectivamente, o programa PaliVidas conquistou um novo recorde mundial apresentando 29 pontos fortes e nenhuma Não Conformidade na unidade de SP na primeira etapa do processo de certi - cação e implementação do método NewPalex, da New Health Foundation (NHF). O Grupo Vidas será a primeira empresa do setor de Atenção Domiciliar do Brasil a implantar essa metodologia internacional que segue normas técnicas rígidas, pautadas em evidências cientí cas que asseguram qualidade e segurança para os pacientes, suas famílias, equipe multidisciplinar e operadoras de saúde. Segundo o auditor-chefe Zacarías Rodriguez Álvarez-Ossorio, as duas unidades passaram para a fase  nal do projeto e estão preparadas para cumprir os protocolos do manual. “O método NewPalex é resultado de 10 anos de investigação e de pesquisas com 50 mil pacientes em muitos países do mundo - nós queríamos conhecer o que era a excelência em cuidados paliativos e o sistema de gestão de melhoria contínua. Nossos programas são desenvolvidos em mais de 15 países, entre Europa, América Latina e Estados Unidos. Durante esses dois dias de auditoria, eu veri quei que as unidades  zeram um bom trabalho, dispõem de pro ssionais capacitados e estão prontas para trabalhar com os nossos requisitos. Evidentemente foi uma avaliação espetacular e nunca uma entidade conquistou esse resultado”, declara. O CEO do Grupo Vidas, Ronaldo Perreira, ressalta e agradece o envolvimento de toda equipe. “Em um momento crucial que a gente se encontra para conseguir evoluir, é essencial exaltar que as ações dos gestores foram fundamentais para a conquista desse resultado. Se o Grupo Vidas está hoje entre as três maiores empresas do segmento de home care, sem dúvida é porque temos colaboradores engajados, e cientes e dedicados. Parabéns a todos por este recorde mundial”, comemora o diretor. Os gestores Rafael Martins, Roberto Corrêa Leite, Juliana Castro e Angélica Rosa Paixão compartilham a mesma emoção diante desse feito histórico e garantem que os sentimentos são de gratidão, orgulho e alegria. “O nosso desa o agora é tornar a prática muito melhor que a teoria. Para isso, estamos nos esforçando diariamente, a  m de alcançar o sonhado Selo de Certi cação em Cuidados Paliativos, previsto para abril de 2022”, destaca Leite. Juliana ainda frisa que o método é e caz, dinâmico, motivacional e resolutivo. “Temos tanto em BH como em SP uma equipe humanizada e com uma visão macro e vivência de campo que favorece a implementação. Sendo psicóloga paliativista, neste momento de inserção e parceria com a New Health Foundation, não há outra designação a não ser empenho, dedicação e aprimoramento que resultam dia a dia no avanço da nossa certificação”. 

CADERNO DE BOAS PRÁTICAS DO NEAD ESTÁ DISPONÍVEL PARA LEITURA!

O IX Fascículo do Caderno de Boas Práticas produzido pelo NEAD – Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar traz importantes informações sobre a Gestão da Qualidade e a Acreditação - instrumentos que devem ser utilizados pelos serviços de Atenção Domiciliar com a  nalidade de garantir a qualidade da assistência prestada, por meio de requisitos e padrões previamente de nidos. A publicação tem cinco capítulos. E mais uma vez, o Grupo Vidas teve a satisfação e a oportunidade de contribuir para a elaboração desta valiosa Revista para a categoria, sendo representado pelo gerente de Qualidade e Segurança Assistencial – Roberto Corrêa Leite. O gestor, que integra a equipe de estudos do NEAD, participou da produção do Capítulo 1 que destaca os desa os da Gestão da Qualidade na Atenção Domiciliar

“Vivenciamos atualmente um importante momento na gestão da qualidade, onde cada vez mais, valoriza-se a inserção da melhoria contínua no planejamento estratégico organizacional. Tudo isso requer uma abordagem sistêmica, voltada para a missão, valores e visão da empresa, uma liderança inovadora, e uma atenção especial, à satisfação dos clientes. E como consequência, a união de todos esses fatores contribuem para o desenvolvimento organizacional e fortalece a competitividade e os interesses econômicos da empresa. O convite para escrever o primeiro Capítulo, que trata da Gestão da Qualidade e seus Desa os na Atenção Domiciliar, veio ao encontro da minha trajetória no mestrado que também revelou a preocupação das famílias que participaram da pesquisa, com a segurança e qualidade do atendimento, e seus desa os. Além da minha atual posição e vivência como gestor responsável pela qualidade e segurança assistencial do Grupo Vidas”.