Em casa

GRUPO VIDAS COMPLETA 15 ANOS DE EXPERTISE

“O início de um sonho, deu tudo certo”

Ano 06 | N° 22 | Janeiro 2021

Editorial 


2020 foi um ano histórico. Um inimigo invisível colocou o mundo em alerta e em pouco tempo tivemos que aprender a lidar com as incertezas e superar as adversidades impostas pela crise global gerada pela COVID-19. Em meio à pandemia, a empresa Grupo Vidas completou 15 anos de atividades e a expertise na área da saúde foi fundamental para driblar as dificuldades e enfrentar os desafios do cenário atual. Começamos a nossa história em 2005 com um número modesto de pacientes e em menos de dois anos ganhamos notoriedade no mercado. Para mostrar toda essa trajetória, preparamos uma matéria especial que traça a linha do tempo do avanço do posicionamento da marca Grupo Vidas no setor de Atenção Domiciliar no Brasil. Nesta edição, também destacamos a compra da Imperial Home Care, situada na cidade de Uberlândia. Se em março de 2020, vimos algo absolutamente inimaginável acontecer e muitas empresas não resistirem aos impactos do coronavírus, hoje tenho a convicção de que não deixamos o medo nos paralisar e percorremos o caminho inverso. Na contramão da crise, crescemos mais de 10%, fortalecemos o laço com as operadoras e ampliamos a abrangência no estado de Minas Gerais. A publicação traz, ainda, uma notícia que muito nos orgulha: o pioneirismo das unidades de São Paulo e Belo Horizonte em buscar um modelo de excelência na gestão e organização de cuidados paliativos através da Certificação da New Health Foundation (NHF). Para concluir este editorial, ressalto a matéria que fala sobre um estudo cuidadoso que demonstra a eficácia da Telessaúde como estratégia para prevenir hospitalizações no contexto da pandemia e Atenção Domiciliar, o que nos rendeu um prêmio no XV Simpósio Brasileiro de Atenção Domiciliar (SIBRAD), organizado pelo Centro de Educação em Saúde Abram Szajman – Hospital Israelita Albert Einstein. Boa leitura a todos! Ronaldo Perreira - CEO Grupo Vidas 

PESQUISA MOSTRA IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO DE HOME CARE NO BRASIL
A pedido do NEAD, a Fipe coletou dados referentes ao impacto do setor na sustentabilidade do sistema de saúde
O Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (NEAD) foi fundado em 2003 por um grupo de profissionais envolvidos com a prestação de serviços domiciliares em saúde com a finalidade de unir não apenas as empresas associadas, como também todas as entidades e colaboradores interessados no fortalecimento e aprimoramento da modalidade. O Censo NEAD, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) entre novembro de 2019 e março de 2020, retrata o tamanho da relevância do setor de Home Care no Brasil. Nos últimos anos, a categoria teve um crescimento bastante expressivo. De acordo com o levantamento, o número de estabelecimentos saltou de 676, em junho de 2018, para 830 em dezembro de 2019, ou seja, 22,8% de aumento. O estudo ainda estima que, se o setor encerrasse as atividades, seriam necessários 20.763 leitos hospitalares adicionais ao ano para absorver os pacientes que recebem cuidados médicos em casa. Outro número que chama atenção no material divulgado está relacionado ao ticket médio e custo médio diários dos serviços prestados que, ao lado do número de pacientes, permitiu estimar a receita anual gerada em 2019 no valor de R$ 10,6 bilhões. Duzentos e noventa e dois mil pacientes foram atendidos pelos serviços de Atenção Domiciliar (AD) e a modalidade gerou empregos para 106 mil profissionais, entre colaboradores próprios e terceirizados. A pesquisa deixa evidente que a Atenção Domiciliar é fundamental para área da saúde, suprindo a falta de leitos dos municípios, além de oferecer assistência de excelência, promover prevenção e qualidade de vida, reduzir custos e os riscos de infecções - principalmente diante de uma pandemia como a que estamos vivenciando desde março. O Grupo Vidas mantém uma estreita parceria com a entidade, especialmente depois de o CEO Ronaldo Perreira ter sido eleito como membro do Conselho Fiscal para o biênio 2020/2022, reforçando o apoio diante dos desafios e adversidades que possam surgir. “Nós, do Grupo Vidas, reafirmamos o nosso compromisso em buscar soluções de saúde atuando de forma personalizada com prontidão e segurança e aproveitamos para reiterar todo nosso suporte à diretoria do NEAD e ainda parabenizar pelo esforço em coletar dados tão valiosos - números que representam a nossa modalidade e dão notoriedade ao serviço de home care no país”, conclui Perreira. 

Conheça a diretoria do NEAD biênio 2020-2022

Presidente: Leonardo de Almeida Salgado Vice-Presidente: Rafael Cesar Casagrande Diretor Secretário: Fábio Alexandre Rodrigues Marrochi Diretor Tesoureiro: Ari Bolonhezi O Conselho Fiscal dessa gestão tem como representante Ítalo Ney Bezerra Paulino – Home Care Cariri, que conta com a colaboração dos suplentes eleitos: Ronaldo Perreira – Grupo Vidas e Kelvin Kaiser – Grupo Cene. 

GRUPO VIDAS: 15 ANOS DE EXPERTISE NO SETOR DE SAÚDE 
O home care é uma excelente opção para os pacientes, familiares, fontes pagadoras e hospitais de alta complexidade. Quando recomendada com ética, segurança e transparência, a atenção domiciliar proporciona qualidade de vida, humanização e conforto. Apesar da crise global devido ao coronavírus, o Grupo Vidas tem muitos motivos para celebrar os 15 anos de história e expertise da empresa Grupo Vidas. A linha do tempo mostra a formação e consolidação do Grupo Vidas no mercado de saúde no Brasil: 
O home care é uma realidade presente na vida e na saúde de todos. Fundada em 2005 na cidade de São Paulo, é uma das empresas mais reconhecidas no segmento atendendo em 145 cidades de quatro estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Com cerca de 400 colaboradores administrativos, a organização mantém 74 contratos, entre autogestões, seguradoras, operadoras de saúde e serviços públicos. São mais de 48 mil atendimentos realizados por mês no conforto do lar e com a máxima segurança. A sede da empresa na capital paulista possui fácil acesso e ocupa um prédio de cinco andares e 2 mil metros quadrados de área construída, com centro de treinamento, núcleo de ouvidoria, salas de reunião, auditório, salas de descanso, copa por andar, farmácia e estacionamento. As fi liais de Campinas e Santos estão estrategicamente localizadas para oferecer atendimento ágil e efi caz à população desses locais e dos municípios do entorno. A unidade da Bahia está instalada em um prédio estratégico para atender as crescentes demandas da região. Situada na região hospitalar da capital mineira, a Unidade BH dispõe de uma estrutura de aproximadamente 500m² com dois andares. Atualmente, a instituição dispõe de cerca de 30 prestadores diretos e aproximadamente 120 indiretos. São 13 médicos vinculados à Unidade de BH e mais 35 no interior do estado. A empresa está presente em 58 municípios de Minas Gerais com maior concentração na Grande BH, Juiz de Fora, Triângulo Mineiro e Montes Claros. As unidades contam com o apoio  24H/dia por meio de duas UTI’s móveis dando suporte às intercorrências dos pacientes em Atenção Domiciliar, bem como remoções. 

GRUPO VIDAS BUSCA MODELO DE EXCELÊNCIA NA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE CUIDADOS PALIATIVOS 
As unidades de SP e BH serão as primeiras empresas do setor de atenção domiciliar no Brasil a receberem a Certificação de Cuidados Paliativos da New Health Foundation 

A New Health Foundation é uma organização sem fins lucrativos de origem espanhola que projetou e desenvolveu o Método Newpalex, uma metodologia exclusiva e abrangente que tem uma série de recomendações específicas para a gestão e organização de programas e serviços integrados de cuidados paliativos. De acordo com a entidade, a certificação internacional concede resultados na melhoria da qualidade de vida dos pacientes e seus familiares, oferecendo atendimento de excelência, além de um modelo sustentável que economiza custos para seguradoras e prestadores de saúde.  O Grupo Vidas iniciou a primeira etapa do processo de certificação e implementação do método nas Unidades de São Paulo e Belo Horizonte. O CEO do Grupo Vidas, Ronaldo Perreira, explica que esse selo garantirá qualificação de alto nível de profissionais, reconhecimento de excelência na organização e confiança perante a sociedade em geral. “Seremos referência em excelência na gestão de cuidados paliativos, com foco na melhoria contínua de programas e serviços”, frisa. A gerente médica da Unidade BH, Dra. Anna Claudia de Azevedo M. Leite, destaca que a modalidade de cuidados paliativos é uma demanda crescente nas operadoras de saúde e a preocupação constante com o bem-estar e segurança do paciente no final de vida impulsionou a busca por esse nível de qualidade de atendimento e capacitação da equipe. “Hoje, temos entre 10 e 20% de pacientes atendidos com essa abordagem. A aplicação dessa metodologia inovadora e de todos os protocolos envolve pacientes e familiares que ganham com a qualidade assistencial, e os profissionais de saúde e cuidadores voluntários que recebem treinamento e acesso a informações”, complementa. Todo o processo dura em torno de 18 a 24 meses e contempla três fases: formação do método e o sistema de certificação, a implementação e adaptação do método e a própria verificação pela New Health Foundation dos padrões estabelecidos no Guia de Certificação do Método Newpalex para Equipes de Cuidados Paliativos. ALERTA DE SPOILER: Em paralelo a esse programa, está em desenvolvimento o Projeto de Telemedicina com foco na atenção primária à saúde, que terá abrangência nacional em todas as unidades do Grupo Vidas. O lançamento deve acontecer em breve.

GRUPO VIDAS CONQUISTA 1º LUGAR NO XV SIBRAD COM ESTUDO SOBRE TELESSAÚDE 
A pesquisa, concluída em novembro de 2020, mostra a efi cácia do sistema de prestação de serviços de saúde à distância aliado ao home care

Promovida pelo Centro de Educação em Saúde Abram Szajman Hospital Israelita Albert Einstein, a 15ª edição do Simpósio Brasileiro de Atenção Domiciliar (SIBRAD) premiou a equipe do Grupo Vidas na categoria Relatos de Experiências com o tema “Telessaúde como Estratégia de Prevenção às Hospitalizações de Pacientes Suspeitos/Confi rmados da COVID-19 em Atenção Domiciliar”. O estudo evidencia que, em um ano pandêmico como 2020, o tratamento à distância mediado pela tecnologia em diversos níveis em saúde tem contribuído na manutenção dos pacientes em casa, prevenindo complicações e a sobrecarga dos hospitais. Os grupos de estudos foram coordenados pelo Gerente de Qualidade e Segurança Assistencial, Roberto Corrêa Leite, que fez a apresentação do projeto no simpósio de forma virtual. “Frente a todo investimento que tivemos para implantação desse projeto, ser premiado em primeiro lugar, foi emocionante e compensador para toda a equipe! Além do que, uma enorme satisfação representar o Grupo Vidas e ser reconhecido por um evento ímpar e tão importante para Atenção Domiciliar no Brasil”, conclui.